quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Amantes da Genealogia Cearense - Livros Eclesiais

Em conversa com pessoas do suporte de genealogia a respeito da
liberação dos registros do Ceará no site do Family Search, conseguiu-se a
resposta:
Os registros dos Livros Eclesiais da Igreja Católica
Apostólica e Romana no Ceará foram quase todos micro - filmados, exceção de duas Dioceses: Iguatu e Tianguá.
Os Registros Civis no Ceará também foram micro - filmados até as seguintes datas:
Nascimentos – 1930
da República;
Casamentos – 1950
Óbitos – 1997

Entretanto, ainda não se obteve autorização para a publicação de qualquer desses registros na Internet, como já vem ocorrendo com os registros Civis de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Por esta razão, os registros ainda não estão disponíveis.
A autorização para a publicação das imagens do registro civil deve ser concedida pelo Corregedor-Geral de Justiça em cada Estado. Caso algum companheiro conheça alguém que possa ajudar a ter acesso ao Senhor Corregedor-Geral de Justiça no Ceará, para juntos fazermos os esclarecimentos que o Senhor Corregedor - Geral solicite.

O Corregedor-Geral do Estado do Ceará é o Des. João Byron de Figueiredo Frota, descendente de ilustres famílias do Vale do Acaraú.
Necessário alguém que conheça pessoas no Poder Judiciário, para avançarmos em tão importante questão.
O Ceará que foi pioneiro na Abolição da Escravatura, necessita disponibilizar de
graça estas informações na INTERNET para que de forma democrática permita que todos os cearenses tenham acesso e pesquisem as suas origens. Maravilhoso será o
momento em que o Senhor Corregedor - Geral do Estado, autorize que os registros sejam acessados on line 24h por dia! O êxito depende do nosso empenho.
Solicito a todos que divulguem essa notícia nos seus BLOG's, Site's e se possível na imprensa cearense.


Vamos reunir nossas forças em busca desse objetivo tão nobre!

sábado, 15 de agosto de 2009

I Encontro de Genealogia do Ceará

Hoje aconteceu no Instituto do Ceará o primeiro Encontro de Genealogia do Ceará, coordenado pelo sr. Francisco Augusto, do site www.familiascearenses.com.br. Foi um ótimo encontro que abordou:
  • O Povoamento do Ceará - Séc. XVIII
  • Importância do Fenômeno Físico das Secas no Povoamento
  • Vocação da Caatinga
  • O Difícil Começo e Migrações
  • Propriedade da Terra
  • Genealogia Pura - Não Elitizada
  • Bancos de Dados
  • Metodologia de Pesquisa
  • Bibliografia Genealógica
  • Rol das Famílias Cearenses
  • Algumas Famílias Pesquisadas - Estudo de Caso.
  • Quadro de Tabelas sobre: Percentual de cada Raça e de cada Estado Nordestino na Formação Racial, Ceará, Séc. XVIII, Endogamia, Prenomes Usados, Bastardia, Sepultamentos, etc. Século XVIII
Foi uma oportunidade maravilhosa para conhecer pessoas da área, que são especialistas e que publicaram livros a respeito de famílias de nosso estado. Fiquei muito feliz pois, recebi dois exemplares do precioso trabalho do sr. Assis Arruda (http://www.genealogiasobralense.com.br). Um chamado: Genealogia Sobralense - Os Gomes Parente * 1742/1999; e Genealogia Sobralense - Os Ferreira da Ponte (1679 - 1997). Livros esses, que serão de grande ajuda para pesquisa familiar dos membros de nossa comunidade.

Admiro todos os participantes que mesmo com toda sua experiência e dedicação com a genealogia, se mostraram muito humildes e com o desejo de colaborar com a história de nossas famílias. Realmente foi um encontro muito produtivo que, com certeza vai ser um marco para boas mudanças na genealogia no Ceará. Espero que, possamos de fato, consolidar um grupo dorte e compromissado para desvendar os muitos mistérios de nossas raízes.

Gostaria de agradecer ao sr. Francisco Augusto por essa oportunidade maravilhosa que ele nos deu, a minha mãe, meu esposo e a mim.

Abraços a todos!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

I Encontro de Genealogia do Ceará

Neste sábado, dia 15/08, vai acontecer no Instituto do Ceará o primeiro encontro de genealogia do Ceará que está sendo coordenado pelo sr. Francisco Augusto. Estou muito ansiosa para participar e aprender coisas novas. Meus conhecimentos nessa área são limitados e desejo muito expandí-los. Fico feliz que estejamos fazendo progresso com a genealogia no Ceará. Já estava na hora.

Abraços

Arlene