quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Busca de Velhas Heranças



Que traços herdamos de nossos antepassados? Como podemos ser tão parecidos com uma pessoa que nem chegamos a conhecer? Me pergunto como eram meus bisavós e outros antepassados e de onde eles vieram? Para muitos isso é um mistério insolúvel mas, para mim é um prazer investigar e descobrir fatos interessantes de meus familiares.




Cada descoberta, mesmo aquelas mais simples, são muito importantes para mim e eu comemoro cada uma delas! Sempre que trabalho na história de minha família sinto meu coração bater mais forte, sinto que eles estão mais próximos de mim e eu deles. Sinto o amor deles por mim e meu amor em relação à minha família cresce cada vez mais.

Amo o trabalho de história da família e sempre procuro ter oportunidades de divulgar esse amor e essa obra. Para nós, membros da Igreja de Jesus Cristo, esse trabalho têm uma importancia ainda maior pois, a base da igreja são as famílias e nada mais importante do que conhecer e amar nossos parentes, mesmo aqueles que não conhecemos aliás, devemos nos esforçar para conhecê-los.

A história da família não se resume somente a nomes, datas e locais; mas sim como o nome já fala: história. Conhecer a história das pessoas, a história do local onde elas viveram e os eventos ocorridos nos anos em que eles moravam lá.

Não é um trabalho fácil, pelo contrário, é um trabalho muito árduo que requer dedicação e persistência MAS acima de tudo: amor.

Existem várias formas de pesquisar os dados.

Os Centros de História da Família(CHF) são mantidos pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e estão de portas abertas para ajudar as pessoas que querem iniciar sua pesquisa mas não sabem por onde começar. Os voluntários podem explicar a respeito de história da família, ensinam a preencher gráficos de linhagem e registros de grupo familiar. Além disso, os CHF's disponibilizam computadores com internet para pesquisas em sites genealógicos como o FamilySearch.com entre outros.

Falando em internet...

Existe atualmente uma imensidão de sites que auxiliam na pesquisa, dão dicas de como fazer pesquisa, mantêm registros onde se pode pesquisar certidões de nascimento, casamento e óbito, etc. Com o advento da internet surgiram armas poderosas para a pesquisa genealógica é só buscar.

Devemos voltar nossos corações para nossos antepassados. Nosso futuro depende deles.
Qualquer dúvida, entre em contato comigo que posso dar uma ajudinha!

Beijos!

Nenhum comentário: