domingo, 10 de maio de 2009

Dica: Gravar Entrevistas com Parentes



Uma vez li um artigo que falava sobre a importância de se entrevistar os parentes para conseguir mais informações e um dos pontos que falava nesse artigo era que se você tivesse oportunidade de gravar essa conversa seria muito útil.
Imaginei como seria mas, na época eu não tinha nenhum gravador "discreto", só aqueles gravadores quadradões enormes! Eu iria era morrer de vergonha quando me perguntasse que trambolho era aquele!
Mas, muitos anos depois, acabei lendo outras matérias que falavam do mesmo assunto e agora, com mp3, mp8 e lá vai, tive a oportunidade de fazer isso. Minha mãe estava na cozinha e eu como quem não quer nada, cheguei pertinho, coloquei o mp3 pra gravar e comecei a conversar com ela. Perguntei sobre como foi que ela veio parar aqui em Fortaleza, quanto anos tinha e por aí foi.

Descobri muitas coisas interessantes a respeito de minha mãe e de seus pais. Antes, eu tinha receio da reação das pessoas ao serem gravadas mas, esse é um recurso que ajuda muitíssimo pois, além de poder revisar as informações, você vai ter um registro "vivo" daquela pessoa.

Sempre que puder, grave as conversas que você tem com seus parentes a respeito de sua família pois elas vão te ajudar no seu processo de pesquisa.

Nenhum comentário: